terça-feira, 5 de junho de 2007

Atividade Semana 6 - 17/23 Versão Final

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM
2006-2207


PROA 17
O USO DE BLOS E FLOGS NA EDUCAÇÃO

DOCENTES:
Iris Elisabeth Tempel Costa
Mara Silva
Suzana de Souza Gutierrez

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
COMPONENTES DO GRUPO:
Clarice Likes
Eveline de Souza Eberle
Ilane Cichelero
Roseclér Lemos

Paulo Freire acreditava que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras era necessário ensina-la a ler o mundo.

INTRODUÇÃO

Estudar a forma de trabalho com o BUBBLESHARE, foi um dos desafios lançado pela UFRGS no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, mais especificamente pelo PROA17 – Uso de Blogs e Flogs na Educação.A partir da busca, reflexão e colaboração, registramos nossas aprendizagens em relação à inserção desta ferramenta em um blog, descrevendo o que é, qual sua utilidade, suas características, teorias que o fundamentam, assim como o valor pedagógico da mesma no processo de ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Considerando o mundo globalizado em que vivemos, a velocidade das mudanças, o rápido e fácil acesso às informações, constata-se o surgimento de novos e complexos desafios para a educação, ampliando seu papel de forma considerável.
Neste sentido, nós professores precisamos refletir sobre a forma de mediação pedagógica entre a integração de novas tecnologias e a construção do conhecimento, isto é, a aprendizagem significativa do aluno, pois precisamos encarar a realidade deste mundo moderno e trazer para dentro da escola esta outra forma de ensinar e aprender com entusiasmo e significado.
Cientes de que a aprendizagem é um processo em constante construção, e que de acordo com Piaget o conhecimento é construído na experiência, é que apresentamos o “Bubbleshare”. Uma ferramenta de compartilhamento de imagens, rica em possibilidades de socialização de trabalhos e experiências, através da apresentação de imagens e textos utilizando som.
É um serviço de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O bubbleshare apresenta-se como uma possibilidade muito rica à medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escrevem e/ou explicaram (som) sobre suas produções. Surgem então outras várias possibilidades como, utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, inserir textos, figuras, legendas, entre outras. É possível, por exemplo, construir um tutorial, como este que apresentamos a seguir.
Segundo Freinet “estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental. Aproximar as crianças do conhecimento da comunidade dá a elas o poder de transformar esta realidade”. Neste sentido entendemos que o blog, juntamente com o bubbleshare são espaços de compartilhamento de conhecimentos que podem levar a (re)elaboração de saberes e á transformação social que fala Freinet. Assim citamos alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados com alunos e publicados no blog utilizando o bubbleshare:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo);
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos;
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história;
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...);
* Autores e obras literárias;
* Charges;
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...);
* Plantas existentes na região com nome científico e características;
* Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...);
* Publicação de desenhos dos alunos, como mostra neste exemplo, na educação infantil e que poderiam ser usados na alfabetização.


TUTORIAL

Ligue o áudio(se necessário aumente o volume)

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog


CONCLUSÃO

Uma das características do Bubbleshare é compartilhar fotos, imagem e som. Esta característica impulsiona a criatividade, o interesse, facilitando a interação através da divulgação das atividades que os alunos produzem, já que de acordo com o pensador Freinet “no final das atividades, todos devem socializar o que foi produzido.”
Utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico proporciona o domínio de tecnologias, como: a máquina fotográfica, câmera digital, computador, internet, vários softwares e desafia os alunos a produzirem trabalhos de boa qualidade e de própria autoria, pois sabem que será publicado, visitado, lido e apreciado por muitos leitores e críticos. Requer também o domínio de várias habilidades, trabalhando as inteligências múltiplas de acordo com Gardner.
Em relação á postura da escola, recorremos novamente à Gardner, que diz que, a escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não só a lógico-matemática e a lingüística, como é mais comum. Esta teoria trouxe alerta importante para a educação. “A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além das tradicionais.” E ainda, “é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problemas.”
Em quanto grupo, temos a convicção que valeu a pena o esforço nesta pesquisa. Pois, além de aprendermos sobre a ferramenta bubbleshare que veio acrescentar possibilidades à nossa prática pedagógica, tivemos a oportunidade de trabalharmos juntas e nos conhecer melhor. Apesar do pouco tempo, todo o grupo se empenhou em realizar a pesquisa e trabalhar de forma colaborativa e cooperativa. Nossa caminhada está só começando, com certeza nos encontraremos pelos blogs para socializarmos conhecimentos. Encerramos este trabalho com um grande compromisso, socializar nossas aprendizagens com nossos colegas professores, e encarar os desafios que hora se apresentam, pois segundo Valente, "ao professor cabe a tarefa de integrar conteúdos das diferentes áreas, desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelas tecnologias e saber desafiar os alunos para que a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou no planejamento”.
Um Grande Abraço a todos.
Grupo 8 - Estudando Bubbleshare

6 comentários:

Eveline Eberle disse...

Colegas! Como não combinamos quem faria a versão final, e o prazo termina amanhã, tomei a liberdade de fazer. Partindo da nossa versão inicial, reorganizei, acrescentei nossas últimas produções e contatos através dos comentários e está aí. Sintam-se a vontade para alterar ou deixar aqui as sugestões de alteração que eu altero. Lembrando que agora as alterações devem ser feitas na mesma cor de letra, pois é nossa versão final. Abraços.

Eveline Eberle disse...

Tentei linkar o tutorial e não consegui o endereço correto. Peço que a colega que elaborou nosso tutorial no bubbleshare,inclusive com o som, faça o link. Ok? Há, não sei o que está acontecendo, postei nossa versão final, e na tela do blog, este espaço está todo em branco, tem somente o título. Como aparece pra vocês?

Ilane Cichelero disse...

oi Eveline. Ficou muito bom o trabalho, é objetivo de muita clareza. Para mim também está dando este problema, ao publicar aparece "sem cor": edita e troca a cor da fonte. Pronto, está resolvido (foi o que fiz agora).
Eu escrevi para a Iris sobre este problema, vou verificar se ela me respondeu. Quanto ao tutorial, vou transferí-lo para a versão final.
Foi muito gratificante trabalhar neste grupo.
Um grande abraço, Ilane

Ilane Cichelero disse...

Oi Eveline e colegas.
Vou retirar a parte "compartilhamento de vídeos", no desenvolvimento. Em resposta ao questionamento da Profª Iris, na postagem "versão inicial". Como já havia comentado anteriormente, no Bubbleshare desconheço esta possibilidade. O que é possível fazer é editar um vídeo usando a web câmera, mas não compartilhar vídeos, como alguém postou.
Por favor, se estiver errada, reeditem esta parte do texto.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Gurias

Ficou bastante bom o trabalho.
Para ampliá-lo e deixar este blog um como um laboratório do Bubbleshare, seria interessante trazer mais exemplos de usos educacionais encontrados na rede e de propor uma versão alternativa para o tutorial (uma postagem com os slides em sequencia, por ex).
E, no final, colocar as referências pesquisadas.
abraço!

Linux Educacional disse...

Parabéns pelas postagens

http://www.rafaelnink.com