quinta-feira, 24 de maio de 2007

Continuando a versão inicial...

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem
UFRGS – 2006/2007PROA 17 – USO DE BLOGS E FLOGS NA EDUCAÇÃO
ESTUDANDO BUBBLESHARE

COMPONENTES:
Clarice Likes
Eveline de Souza Eberle
Ilane Cichelero
Roseclér Lemos

INTRODUÇÃO

Estudar a forma de trabalho com o BUBBLESHARE, foi um dos desafios lançado pela UFRGS no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, mais especificamente pelo PROA17 – Uso de Blogs e Flogs na Educação.
A partir da busca, reflexão e colaboração, registramos nossas aprendizagens em relação à criação desta ferramenta em um blog, assim como o valor pedagógico da mesma no processo de ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Bubbleshare é um serviço de compartilhamento de fotos. É de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O mais interessante para nós professores são as possibilidades que ele oferece, pois além de compartilhar imagens podemos utilizar som, editar um vídeo utilizando a web câmera e inserir textos e legendas.
Neste sentido, o bubbleshare torna-se uma possibilidade muito rica a medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escreverem e/ou explicarem (som) sobre suas produções. Surgem outras várias possibilidades como utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, compartilhamento de vídeos, entre outras. É possível, por exemplo, construir um tutorial, como fizemos em nosso trabalho.
Ao conhecer as particularidades que este serviço oferece, o professor poderá explorá-lo em diferentes situações educacionais, pois permite uma variedade de atividades. Mas não basta apenas o domínio técnico, o professor precisa entender os recursos como meios para a construção do conhecimento: o computador oferece recursos importantes como programação, elaboração de multimídia ou busca de informações, mas parlelo a isso ele deve planejar atividades complementares para discutir e criticar esta informação, por exemplo. É o desenvolvimento de habilidades relevantes que resultarão num produto final "sofisticado" porém efetivo na construção do conhecimento.

TUTORIAL

Você quer saber como adicionar fotos no Bubbleshare?
Então siga os passos através do nosso tutorial.

Ligue o áudio(aumente o volume)

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog


TEORIAS, PROPOSTAS DE USO, EXEMPLOS, PROJETOS
Algumas teorias da educação que podem dar suporte ao uso pedagógico do bubbleshare:
De acordo com o pensador Freinet “estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental. Aproximar as crianças do conhecimento da comunidade dá à elas o poder de transformar esta realidade.”
Paulo Freire acreditava que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras era necessário ensina-la a ler o mundo.
Para Gardner a escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não só a lógico-matemática e a lingüística, como é mais comum. A teoria de Gardner trouxe alertas importantes para a educação. “A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além das tradicionais.” E ainda, “é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problemas.”
De acordo com Piaget o conhecimento é construído na experiência . É fazendo que se aprende a fazer. Essa é a máxima da teoria de Piaget.
Analisando essas teorias percebemos que oferecer atividades que visam trabalhar a partir da realidade e com o real possibilita ao aluno a integração com o ambiente e com as pessoas que nele vivem, transformando nosso aluno num cidadão consciente e integrado, apto a viver em harmonia numa sociedade, sendo capaz de ter atitudes e criar alternativas para melhorar a sua vida e a sociedade em que vive.

Propostas para uso pedagógico
A utilização do Bubbleshare na educação permite a publicação dos trabalhos realizados dos alunos.
Alguns trabalhos que podem ser criados com a utilização desta ferramenta:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo)
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...)
* Autores e obras literárias
* Charges
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...)
* Plantas existentes na região com nome científico e características.
*Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...)

OBS: Muitos destes trabalhos já foram desenvolvidos na minha escola usando apresentações no Power Point e acredito ser possível desenvolve-los no Bubbleshare

*Publicação de desenhos de alunos da Educação Infantil e primeira série, culminando num livrinho virtual , que poderia ser explorado também na alfabetização.


CONCLUSÃO
Uma das características do Bubbleshare é compartilhar fotos, imagem e som e esta característica que facilita a divulgação das atividades que os alunos produzem, já que de acordo com o pensador Freinet “no final das atividades, todos devem socializar o que foi produzido.”
Utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico proporciona o domínio de tecnologias (máquina fotográfica, computador, internet, softwares) e desafia os alunos a produzir trabalhos de boa qualidade, pois sabem que será publicado, visitado, lido e apreciado por muitos leitores e críticos. Requer também o domínio de várias habilidades, trabalhando as inteligências múltiplas de acordo com Gardner.
Segundo Valente, "ao professor cabe a tarefa de integrar conteúdos das diferentes áreas, desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelas tecnologias e saber desafiar os alunos para que a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou no planejamento."
estamos construindo...

ATIVIDADE 23 ( Clarice)
AUTO-AVALIAÇÃO DO GRUPO PARA A CONCLUSÃO

A execução deste blog colaborativo foi produtivo e proporcionou a participação e interação de seus criadores. Cada qual colaborou e se dedicou em descobrir e expor os resultados para que pudéssemos concluir a tarefa. Estou satisfeita com o resultado, porém tenho consciência que poderia ser melhor se tivéssemos mais tempo.

23 comentários:

Eveline Eberle disse...

Colegas! Aproveitei o inicio dado pela colega Ilane e comecei a dar corpo ao nosso texto. Vocês podem e devem interferir, sintam-se a vontade. Penso ser interessante at´´e chegarmos na versão final, cada uma usar uma cor de letra, inclusive é sugestão da Su.
Há gostei muito das nossas fotos, além de inteligentes somos muito bonitas vocês não acham? Abraços a todas.

Roseclér disse...

Concordo plenamente contigo colega!
somos lindas!!he!he! Abração a todas.

Elô disse...

Olá Boa tarde!
Colegas do grupo do Bubbleshare.
Você perceberam que até no Bubbleshare existe as TAGS assunto que faz parte do meu trabalho.
Del.icio.us.
O pedido para escrever uma palavra que classifique a figura ou a foto que vocês estejam postando no álbum do Bubbleshare fica do lado esquerdo.
Lembrei do grupo de vocês, pois estou organizando um novo álbum. Um abraço Eloisa

Eloice disse...

Garotas!
Tenho um dúvida quanto à inserção dos álbuns nos wikis.
Tentei colar o endereço do meu álbum como fiz no blog mas o efeito não é o mesmo.
No blog a apresentação das fotos ficou legal. No wiki não. Sabem se deve haver algum procedimento diferenciado?
Abraços, Eloice.

Márcia Lisiane Knop Ferron disse...

Meninas do Bubbleshare,estou acompanhando o trabalho de vocês desde o início, pois isto é uma coisa que acho fantática e sempre tinve curiosidade e vontade de aprender. As explicações estão bem claras, vou fazer uma conta e tentar formar um álbum, depois volto para contar o que deu. Um abraço da colega Márcia Ferron.

Margarete Inêz dos Santos disse...

Olá colegas! Ficaram lindas no Bubbleshare. Estou visitando alguns blogs e após visitar o de vocês fiquei tentada a interromper esta atividade e ir logo criar uma conta e explorar mais esta ferramenta fantástica. Vou deixar para depois mas volto a entrar em contato com o grupo para dividir minhas descobertas e pedir algumas dicas. Bom trabalho a vocês! Margarete

Ilane Cichelero disse...

Respondendo para Eloice: fiz a inserção do álbum no wiki e deu certo: copiei o código HTML do álbum fui no wiki, editei a página, entrei em "Insert plugin", Pbwiki magic, HTML e colei o código ali. Salvei. Deu certo. Espero asim lhe ajudar.
Um abraço amiga! Ilane

Denise Bonin disse...

Meninas, parabéns pela construção de vocês, fizeram realmente um passo a passo. Além de ser extremamente atrativo, o trabalho de vocês está muito bom. Parabéns

Elaine Flores disse...

Colegas do grupo Bubbleshare, o trabalho de vocês está maravilhoso, pude aprender muitas coisas que gostaria de saber sobre essa ferramenta. Vou continuar acompanhando o trabalho de vocês com mais tempo e fazendo os testes. Bjs.

Suzana Gutierrez disse...

Oi gurias

Realmente o trabalho está bem adiantado. Que bom que estão construindo e recebendo o apoio de tantas colegas. Fico bastante feliz em ver como esta atividade está sendo importante no contexto da disciplina.

abraço!

Simone Poglia disse...

Colegas! Parabéns pela praticidade que vocês evidenciaram no desenvolvimento deste blog. O tutorial está muito claro e objetivo. Na minha opinião, blog tem que ser assim mesmo! Abraços, Simone

DEONILA disse...

Estou cusiosa para conhecer esta ferramenta por completa, verifiquei que ele é um serviço de compartilhamento dde fotos, pois para mim é novidade. O tutorial é de fácil entendimento e bem planejado pelo grupo. Sinto que temos pouco tempo para explorar cada ferramenta proposta pelas professoras tutoras. Mas cou achar esse tempo para partilhar com vocês esses novos conhecimentos adiquiridos. Está produtivo, voltarei para explorar esta ferramenta.

Sirlei disse...

Olá colegas!Adorei a pesquisa e o excente conteúdo que nos proporcionaram com a elaboração deste trabalho. Tenho feito impressos de tudo o que esta disciplina tem me proporcionado e o Bubbleshare é um deles.Parabéns pelo trabalho. Um abraço: Sirlei-Vacaria

Lis@ Beutler disse...

Olá colegas!
Bom demais ter pessoas lindas e inteligentes desfilando diante de nossos olhos, lentamente. Se não ao vivo, pelo menos através do Bubbleshare.
Logo que vi a ferramenta na etapa presencial da pós, busquei informações sobre a mesma. Fiz cadastro, criei apresentações e explorei o que pude.
O trabalho de vcs renova minha vontade de usá-la...
Tudo está bastante claro e simples e o tutorial está bem fácil de acompanhar.
Parabéns a todas e abraços

Eloice disse...

obrigado Ilane!
Vou testar a tua dica depois dou retorno.
Abraços,
Eloice.

Taninha disse...

Oi colegas!
Visitando o Blog do grupo, verifiquei algumas coisas que eu já tinha conhecimento referentes ao bubleshare. Porém gostei muito da forma como colocaram o trabalho de vocês, com criatividade, facilitando o entendimento aos visitantes.É possível ainda verificar que todas as nossas ferramentas estão interligadas, uma utilizando a outra no seu desenvolvimento.
Parabéns ao grupo!

Alcione disse...

Colegas, analisando este blog, me volta a vontade de trabalhar com Bubbleshare que vimos no início do curso e eu não consegui aprender, mas me chamou a atenção e fiz uma tentativa e também uma desistência. No momento não dá para parar com os proas para me concentrar nesta ferramenta. Voltarei em outro momento, com certeza. Pelo tutorial que elaboraram se vê que é fácil e tem muitas aplicações pedagógicas, que é de o nosso enfoque.
Tenho só uma dúvida: quanto às imagens, têm que ser redimensionada para publicar? Talvez já tenha esta resposta no trabalho de vocês. Vou continuar explorando e descobrirei.
Parabéns pelo trabalho.

Clarice disse...

Colegas do grupo se alguém tem algo a crescentar ao nosso trabalho sinta-se a vontade. Sugiro que cada uma coloque sugestões de como usar o bubbleshare em nossas escolas.
Precisamos encaminhar a finalização do projeto.
Abraços

veraselistergomes disse...

Olá colegas o trabalho de voces esta otímo,a apresentação é "clean" e com o tutorial fica facíl aprender a usar este recurso,eu ainda não me cadastrei para poder aplica-lo mas quero logo poder fazer isso.
As dicas de usa-lo na educação são ótimas.Abraços.Veragomes

Maristela disse...

Olá colegas. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de sugerir na fundamentação teórica Pierre Lévy, Ideografia Dinâmica. Acho que essa autor tem muito a contribuir no trabalho de vocês.

Iris disse...

Olá, Ilane, Clarice e Eveline

Gostei muito do material elaborado e o tutorial ficou excelente!
No entanto, chamou minha atenção que vocês dizem:
Surgem outras várias possibilidades como utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, compartilhamento de vídeos, entre outras...
Compartilhar vídeos é mesmo uma possibilidade, no Bubbleshare?
Abra@os, Iris

Ilane Cichelero disse...

Professora Iris; até o meu conhecimento, entendo a possibilidade de editar um vídeo utilizando a web câmera, recurso que não disponho, por isso a dificuldade em realizar o teste.
Inserir vídeos prontos desconheço. Vamos continuar pesquisando.
Abraços, Ilane

Ilane Cichelero disse...

Colegas! Temos ainda alguma coisa a acrescentar para o final do trabalho?
Ilane