quinta-feira, 31 de maio de 2007

Atividade proa 17/19

Síntese e sugestões para aperfeiçoar nosso trabalho.
( a partir dos comentários dos colegas)
Ao ler o comentário das colegas Margarete, Eloisa, Alcione, Márcia, Eliane, Simone, Lucia, Roselene e Lisandra pude constatar que o nosso objetivo foi atingido: todas comentaram ser um trabalho claro, objetivo, com informações de fácil compreensão. Destacam que as orientações do tutorial são bastante claras, diretas e objetivas, embora o som esteja um pouco baixo(tentarei editar novamente o áudio). Consideram as sugestões quanto ao uso pedagógico como importantes e bem práticas, bem como o referencial teórico coerente com o serviço pesquisado.
Com relação a parte visual do blog, que está bastante simples e com poucas ferramentas, se deve ao fato de querermos destacar o próprio Bubbleshare, que por sí só é bastante atrativo. Em relação a cor da fonte, é apenas do trabalho inicial, foi a forma que encontramos para destacar os comentários de cada uma, abrindo para a discussão do grupo.
Fico bastante feliz com o resultado do nosso grupo, que se deve a contribuição de todas, de forma colaborativa e cooperativa, sem imposições.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Continuando a versão inicial...

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem
UFRGS – 2006/2007PROA 17 – USO DE BLOGS E FLOGS NA EDUCAÇÃO
ESTUDANDO BUBBLESHARE

COMPONENTES:
Clarice Likes
Eveline de Souza Eberle
Ilane Cichelero
Roseclér Lemos

INTRODUÇÃO

Estudar a forma de trabalho com o BUBBLESHARE, foi um dos desafios lançado pela UFRGS no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, mais especificamente pelo PROA17 – Uso de Blogs e Flogs na Educação.
A partir da busca, reflexão e colaboração, registramos nossas aprendizagens em relação à criação desta ferramenta em um blog, assim como o valor pedagógico da mesma no processo de ensino e aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

Bubbleshare é um serviço de compartilhamento de fotos. É de fácil criação sem a necessidade de conhecimentos técnicos especializados. O mais interessante para nós professores são as possibilidades que ele oferece, pois além de compartilhar imagens podemos utilizar som, editar um vídeo utilizando a web câmera e inserir textos e legendas.
Neste sentido, o bubbleshare torna-se uma possibilidade muito rica a medida que o utilizamos para compartilhar imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escreverem e/ou explicarem (som) sobre suas produções. Surgem outras várias possibilidades como utilizar o bubbleshare para facilitar a aprendizagem de crianças em processo de alfabetização, contar e criar histórias, histórias em quadrinhos, compartilhamento de vídeos, entre outras. É possível, por exemplo, construir um tutorial, como fizemos em nosso trabalho.
Ao conhecer as particularidades que este serviço oferece, o professor poderá explorá-lo em diferentes situações educacionais, pois permite uma variedade de atividades. Mas não basta apenas o domínio técnico, o professor precisa entender os recursos como meios para a construção do conhecimento: o computador oferece recursos importantes como programação, elaboração de multimídia ou busca de informações, mas parlelo a isso ele deve planejar atividades complementares para discutir e criticar esta informação, por exemplo. É o desenvolvimento de habilidades relevantes que resultarão num produto final "sofisticado" porém efetivo na construção do conhecimento.

TUTORIAL

Você quer saber como adicionar fotos no Bubbleshare?
Então siga os passos através do nosso tutorial.

Ligue o áudio(aumente o volume)

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog


TEORIAS, PROPOSTAS DE USO, EXEMPLOS, PROJETOS
Algumas teorias da educação que podem dar suporte ao uso pedagógico do bubbleshare:
De acordo com o pensador Freinet “estar em contato com a realidade em que vivem os alunos é fundamental. Aproximar as crianças do conhecimento da comunidade dá à elas o poder de transformar esta realidade.”
Paulo Freire acreditava que antes de ensinar uma pessoa a ler as palavras era necessário ensina-la a ler o mundo.
Para Gardner a escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não só a lógico-matemática e a lingüística, como é mais comum. A teoria de Gardner trouxe alertas importantes para a educação. “A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além das tradicionais.” E ainda, “é necessário que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação ou resolução de problemas.”
De acordo com Piaget o conhecimento é construído na experiência . É fazendo que se aprende a fazer. Essa é a máxima da teoria de Piaget.
Analisando essas teorias percebemos que oferecer atividades que visam trabalhar a partir da realidade e com o real possibilita ao aluno a integração com o ambiente e com as pessoas que nele vivem, transformando nosso aluno num cidadão consciente e integrado, apto a viver em harmonia numa sociedade, sendo capaz de ter atitudes e criar alternativas para melhorar a sua vida e a sociedade em que vive.

Propostas para uso pedagógico
A utilização do Bubbleshare na educação permite a publicação dos trabalhos realizados dos alunos.
Alguns trabalhos que podem ser criados com a utilização desta ferramenta:
* Criação da História de Vida dos alunos (Linha de tempo)
* Estudo de Obras de arte de pintores famosos
* Pontos turísticos do município com descrição do local e sua história
* Estudo do meio ambiente ( cada grupo estuda um aspecto: lixo, água, poluição, vegetação, locais preservados,...)
* Autores e obras literárias
* Charges
* Estudo dos animais ( diversidade, espécies da localidade, espécies em extinção,habitat, ...)
* Plantas existentes na região com nome científico e características.
*Rios da região (nascentes, foz, lugares de rara beleza, ...)

OBS: Muitos destes trabalhos já foram desenvolvidos na minha escola usando apresentações no Power Point e acredito ser possível desenvolve-los no Bubbleshare

*Publicação de desenhos de alunos da Educação Infantil e primeira série, culminando num livrinho virtual , que poderia ser explorado também na alfabetização.


CONCLUSÃO
Uma das características do Bubbleshare é compartilhar fotos, imagem e som e esta característica que facilita a divulgação das atividades que os alunos produzem, já que de acordo com o pensador Freinet “no final das atividades, todos devem socializar o que foi produzido.”
Utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico proporciona o domínio de tecnologias (máquina fotográfica, computador, internet, softwares) e desafia os alunos a produzir trabalhos de boa qualidade, pois sabem que será publicado, visitado, lido e apreciado por muitos leitores e críticos. Requer também o domínio de várias habilidades, trabalhando as inteligências múltiplas de acordo com Gardner.
Segundo Valente, "ao professor cabe a tarefa de integrar conteúdos das diferentes áreas, desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelas tecnologias e saber desafiar os alunos para que a partir do projeto que cada um desenvolve, seja possível atingir os objetivos que ele determinou no planejamento."
estamos construindo...

ATIVIDADE 23 ( Clarice)
AUTO-AVALIAÇÃO DO GRUPO PARA A CONCLUSÃO

A execução deste blog colaborativo foi produtivo e proporcionou a participação e interação de seus criadores. Cada qual colaborou e se dedicou em descobrir e expor os resultados para que pudéssemos concluir a tarefa. Estou satisfeita com o resultado, porém tenho consciência que poderia ser melhor se tivéssemos mais tempo.

Versão Inicial do trabalho em grupo: Bubbleshare

Colegas.
Estou publicando os itens do nosso trabalho, segundo orientações da oficina:
" Dados de identificação, nome completo dos participantes do grupo (que efetivamente participaram da construção do trabalho);
Introdução;
Desenvolvimento: descrição da ferramenta/ambiente/aplicativo, breve história, características, finalidades, possibilidades de uso; teoria que sustenta o uso da ferramenta/ambiente/aplicativo; tutorial; propostas de usos, exemplos, projetos;
Conclusões.
".
Neste espaço cada uma vai colocar suas descobertas para a consturção do trabalho final. Para isso é importante lembrar o comentário da Su no nosso blog.

BUBBLESHARE

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
DESCRIÇÃO DA FERRAMENTE/AMBIENTE/APLICATIVO
TUTORIAL
PROPOSTAS DE USO, EXEMPLOS, PROJETOS

CONCLUSÃO

terça-feira, 22 de maio de 2007

Nossas Fotos

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Que tal o trabalho dos alunos visualizados assim!!! Ou até mesmo suas fotos, fotos da escola, fotos das apresentações na escola, etc...

domingo, 20 de maio de 2007

Ensaiando o tutorial

Atividade em grupo:Bubbleshare

Esta semana fiz leituras no sentido de pesquisar sobre Bubbleshare, suas aplicações na educação. Nada encontrei, terei que pesquisar mais. Hoje fiz um pequeno ensaio de tutorial deste serviço, mas não consegui concluir, o sistema estava muito pesado e não conseguia baixar as fotos. A construção do meu tutorial precisa ser melhorada, necessito de mais tempo. Esta disponível na minha página teste: !http://blogtesteilane.blogspot.com/.
Lí alguns exemplos de trabalhos que utilizaram o Bubbleshare: sugestões para apresentação de trabalhos e na alfabetização de crianças, quando poderiam agregar textos em desenhos criados, construindo uma história.
Na próxima semana continuarei a pesquisa.
Bom trabalho a todos

Relato

Devido ao fato de estarmos muito atarefadas, pelo menos no meu caso, não deu para aprofundarmos sobre o assunto em questão e portanto o atraso nas tarefas e até mesmo colegas não terem conseguido chegar até aqui (no blog).

O bubbleshare é de fácil criação, já fiz vários albuns, em cada trabalho faço um, com as fotos das colegas. Tentei criar um album desse nosso grupo, mas está demorando para fazer upload das fotos, mais tarde vou tentar novamente. Acredito que trabalhar com bubbleshare com os alunos é bastente interessante, pois eles podem visualizar seus trabalhos (desenhos, fotos, etc...).
Nunca experimentei colocar som, gostaria de saber como?

Vou tentar colocar aqui, como criar uma conta no bubbleshare:

-Entrar no site do bubbleshare: www.bubbleshare.com


Criar conta

Após criar a conta, fazer login:







Algumas imagens dos álbuns, são das alunas dos cursos no NTE onde trabalho e do blog do proa 7. Não sei se ajudei, tentei!






Revendo atividades

1 - atividade proa17/13 >> Fazer contato com as colegas de grupo por meio dos comentários de seus blogs ou por email. A primeira participante listada no grupo (ver tabela) deverá criar um blog colaborativo que abrigará o trabalho do grupo.

2 - atividade proa17/14 - Durante a semana 4, no blog colaborativo: usando o blog como suporte, pesquisem sobre o aplicativo/ambiente/ferramenta designado para o seu grupo. Estudem seu funcionamento, formas de uso, aplicações. Postem os resultados de suas pesquisas no blog. Façam sínteses, discutam. Usem o espaço dos comentários e o blog para discussão, críticas, sugestões e para ir construindo o trabalho.

3 - atividade proa17/15 - Ao final da semana 4 (até 22/05) postem um relatório geral do grupo sobre as atividades da semana no blog colaborativo.

4 - atividade proa17/16 - Ao final da semana 4 (até 22/05) postem um relatório geral individual sobre as atividades da semana no seu blog.

5 - Cadastrem-se no ambiente/aplicativo/ferramenta, se for o caso, e testem suas possibilidades. Se houver página de usuário, divulguem-nas no blog colaborativo.

6 - Procurem verificar que teorias da educação podem dar suporte ao uso pedagógico do aplicativo/ambiente/ferramenta.

7- Elaborem um tutorial que ensine a usar o aplicativo/ambiente/ferramenta. (como, por exemplo: os tutoriais desta disciplina que ensinam como usar o bloglines)

8- Proponham formas de uso do aplicatio/ambiente/ferramenta, pesquisem (proponham) exemplos e projetos.

9 - atividade proa17/17 - Até o dia 24/05/2007 postem uma versão inicial do trabalho, trazendo tudo que já construíram até o momento.(esta atividade em grupo continuará nas semanas 5 e 6)

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Conhecendo o Bubleshare

Estou encantada com esta ferramenta, "Bubbleshare". Dela nada conheço. Quando lancei este nome num site de pesquisa eis que surge o blog das Profª Iris e Beatriz,
Projetos Colaborativos : há um livro virtual utilizando esta ferramenta, muito interessante. Há também comentários sobre a proposta de utilizar o Bubleshare na alfabetização e com alunos surdos. Vale a pena conferir.
Quanto ao problema do material estar em inglês, a Su deixou a dica de utilizar um tradutor de textos :eu testei, uma maravilha!
Até mais! Ilane.

Iniciando a pesquisa...

Iniciei a pesquisa sobre "Bubbleshare", e como a colega já colocou, este recurso é um serviço de compartilhamento de fotos. No entanto achei muito interessante também, a possibilidade de compartilhar as imagens das produções dos alunos, e eles próprios (os autores) escreverem sobre suas produções.
Mas e como fazer isso?
Bem, a maior dificuldade para mim, é que todo o material que encontrei onde explica a questão técnica de criação do Bubbleshare, é em inglês.
Porém, acho que já avançamos, o endereço para criação é http://www.bubbleshare.com/upload/basic ,
continuamos pesquisando para descobrir mais...

quinta-feira, 17 de maio de 2007


PARTICIPANDO


Sou CLARICE WEBER LIKES e neste blog estaremos conhecendo e informando sobre "bubbleshare" (O Bubbleshare é um serviço de compartilhamento de fotos na Internet muito fácil de ser usado, que oferece integração com o iPhoto. Com um plugin que pode ser baixado no site, a opção de exportar fotos direto do iPhoto é adicionada ao menu Share do programa, e seu novo álbum é criado automaticamente.)

Volto logo para colaborar.....

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Apresentação

Desculpem, esqueci de me apresentar, sou a Roseclér e fui escolhida para a criação deste blog. Vamos lá para mais uma tarefa! Particularmente, gosto de bubbleshare, é bastante interessante.
Bom trabalho para nós!

terça-feira, 15 de maio de 2007

Também cheguei!

Olá, colegas!
Estou aqui pronta para construir um grande trabalho com vocês. Contem comigo! Abraços, Ilane.

Cheguei!!!

Olá Colegas!
Que bom ter a oportunidade de trabalhar com vocês.
Com certeza teremos momentos de muitas reflexões, construções e produções, em busca de novos conhecimentos. Sabendo que o nosso alvo é desvendar os mistérios do "Bubleshare". Bom trabalho para todas...

Atividade Proa 17/13

Esta atividade consiste em criação do blog e convite para o grupo, que foi feito por e-mail.
Grupo 8: Cleonice, Clarice, Eveline, Ilane e Roseclér